O projeto “Maps Global” tem como objetivo:
1) Traduzir e adaptar uma escala para o contexto brasileiro que avalia o ambiente e rotas para pedestres;
2) Reunir informações para melhor conhecer o ambiente dos pedestres e a mobilidade nos bairros.
Este projeto é parte integrante do Physical Activity and the Environment Network (IPEN) e utilizará os setores censitários (SC) e adolescentes distribuídos dos quadrantes da combinação dos extemos de walkability e renda do bairro já selecionados.
Primeira fase:
Consiste na tradução e adaptação do instrumento – Microscale Audit of Pedestrian Streetscapes (MAPS) Global Version, para o contexto brasileiro. Esta ferramenta permite avaliar características para diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Em seguida, juntamente com a equipe dos Estados Unidos, será aplicado um teste de concordância para coleta de dados. Foram avaliadas 17 rotas residenciais, com seu início na residência dos adolescentes (participantes do projeto IPEN Adolescentes) com distância mínima de 400 metros até o destino comercial mais próximo. Foram totalizadas 68 rotas residenciais além de 12 rotas comerciais. Além das informações obtidas com a ferramenta MAPS, as rotas também serão avaliadas através do software de geoprocessamento, ARCGis e pelo Google Street View, ferramenta do Google. Ao todo, três pesquisadores serão responsáveis pelas avaliações, as quais as farão de forma independente.
Período de realização: Novembro/2014 – Abril/2015
Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis
Integrantes envolvidos:
Adalberto A. S. Lopes
Jeruza S. B. Silva
Alexandre A. P Silva.
Segunda fase:
Consiste em reunir informações para avaliar como as características da microescala do ambiente e como se relacionam com a prática de atividade física. Foram selecionados apenas adolescentes com informações válidas de acelerômetro e/ou GPS. No total, serão avaliadas 356 rotas residenciais, 53 rotas comerciais e 57 parques/praças próximas as casas dos adolescentes.
Período: Fevereiro/2016 (em andamento)
Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis
Integrantes envolvidos:
Alexandre A. P. Silva
Bruno Czestschuk
Cristiano C. Rodriguez
Enifer R. G. Ramos
Helen C. Corletto
Hermes K. Paiva
Iazana G. Custódio
Talita C. Truchym