EPCP

EPCP

O projeto “Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis baseada em evidências na atenção primária de saúde no brasil” tem como objetivos:

  1. Identificar as similaridades e diferenças no uso de evidências para a tomada de decisões para a prevenção de doenças crônica não transmissíveis (DCNTs) em secretarias municipais no Brasil.
  2. Verificar as principais barreiras e facilitadores que influenciam o uso de evidências para tomada de decisões na prevenção de DCNTs nas secretarias municipais de saúde no Brasil.
  3. Desenvolver um instrumento que avalie a tomada de decisão para a prevenção de DCNTs em secretarias municipais de saúde no Brasil.

A pesquisa caracteriza-se como um estudo transversal, que abordou uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), realizado no ano de 2015 e 2016. Para este estudo, foram selecionados gestores de saúde (Secretários Municipais de Saúde, coordenadores de programas e pesquisadores) responsáveis pela prevenção de DCNTs nas secretarias de saúde nas cinco regiões do País (Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte, Nordeste).

Na etapa qualitativa, compreendendo entrevistas semiestruturadas, permitirão identificar informações sobre processos, barreiras e facilitadores para tomada de decisão baseada em evidências para prevenção de DCNTs. As informações levantadas no primeiro momento serão empregadas para elaborar uma matriz e posteriormente questões que comporão um questionário fechado a ser desenvolvido em um segundo estudo, de natureza quantitativa.

A etapa quantitativa, compreenderá entrevistas estruturadas, por meio de um questionário construído à partir do primeira etapa, e que serão empregadas para analisar a validade e fidedignidade do instrumento de avaliação dos processos, barreiras e facilitadores no uso da tomada de decisão baseada em evidências para prevenção de DCNTs.

O projeto é inovador e levantará pela primeira vez informações sobre o processo de tomada de decisão com base em evidência para a prevenção de DCNTs no contexto brasileiro. Por esta razão, o os resultados possibilitarão o avanço no processo de gestão em saúde, em especial na prevenção de DCNT. Para maximizar os benefícios do estudo os participantes receberão o relatório final do estudo com os resultados principais e com material de apoio sobre o uso de evidências na prevenção de DCNT.

Coordenação:

Prof.Dr. Rodrigo Siqueira Reis

Prof. Leonardo Augusto Becker

Integrantes envolvidos:

Alice Tatiane da Silva