O projeto “Práticas Locais e o Uso de Evidências na Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Estado do Paraná” tem como objetivo:
1) Caracterizar a capacidade e as ações relativas à atenção básica para prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis nos municípios do estado do Paraná;
2) Desenvolver uma tipologia dos municípios do estado do Paraná em relação à capacidade e às ações relativas à atenção básica para prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis;
3) Divulgar de forma ativa os resultados e os materiais do estudo junto às secretarias municipais de saúde do estado do Paraná.
Este projeto envolve uma série de estudos tendo a prática de saúde pública baseada em evidências como fundamento para a prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) por meio da atenção básica (AB).
Serão desenvolvidos inquéritos com métodos quantitativos e qualitativos envolvendo gestores de todos os municípios do Estado Paraná (n=399). Também serão realizados estudos de caso em oito municípios, buscando uma abordagem inovadora para desenvolver estratégias e ferramentas para disseminação de resultados.
O conjunto de informações e produtos obtidos permitirá o aprimoramento das ações da AB para a prevenção e controle das DCNT no estado do Paraná. Como resultado a população do estado que é usuária do SUS irá se beneficiar uma vez que terá acesso a serviços mais efetivos tanto para portadores de DCNT quanto para aqueles que apresentam fatores de risco para seu desenvolvimento.
Período de Realização: 2014-2015
Coordenação:
Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis
Integrantes envolvidos:
Cassiano Ricardo Rech
Mathias Roberto Loch
Priscila Bezerra Gonçalves
Claudia Oliveira Alberico
Leonardo Augusto Becker
Augusto Carvalho Dias Maynardes
Priscila dos Santos Romanio