HISTÓRICO

O Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) iniciou suas atividades em 2005 quando foi cadastrado no CNPq e certificado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

O grupo funcionou como grupo de estudos, que se formou no retorno dos professores Ciro Romelio Rodriguez Añez em 2003, que estava desenvolvendo trabalhos na área da aptidão física relacionada à saúde, e Rodrigo Siqueira Reis em 2005, que estava desenvolvendo trabalhos na área da epidemiologia da atividade física, comportamentos de risco relacionado à saúde e ambiente.

Em 2005 iniciaram-se os projetos de pesquisa do grupo: Percepção de Estresse e Saúde do Professor da PUCPR e Determinantes da Atividade Física e Obesidade em Escolares do Ensino Médio da Rede Pública de Curitiba. O grupo conta com a participação de alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores.

 O grupo, em sua origem, contava predominantemente com Profissionais de Educação Física. Com o passar do tempo e necessidade do desenvolvimento de novas habilidades, conexões com outras áreas surgiram como Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Fisioterapia, Saúde Pública, entre outras. 

O grupo faz parte da Rede IPEN (International Physical Activity and the Environment Network Study) e do Projeto GUIA (Guide for Useful Interventions for Physical Activity in Brazil and Latin America) que são dois projetos multicêntricos de colaboração internacional. Atualmente participa do Healthy Urban living & Ageing in Place: Physical Activity, Built Environment & Knowledge Exchange in Brazilian Cities (HULAP) e do Cidade Latino Americanas para o Envelhecimento Saudável. O HULAP é um projeto de pesquisa de três anos que tem por objetivo investigar o impacto do ambiente construído nos níveis de atividade física de idosos no Reino Unido e no Brasil. Reúne uma equipe internacional e multidisciplinar de pesquisadores da saúde pública, da geografia, do planejamento urbano, da gestão em pesquisas, assim como a participação dos atores que estão envolvidos e são importantes na promoção das agendas políticas no Brasil, no Reino Unido e no mundo.

 

Recentemente, um acordo de intenção de colaboração foi realizado com a Washington University in Saint Louis com o People, Health and, Place Unit – que fazem parte da rede a The University of Texas at Austin e o Instituto Nacional de Salud Publica, do México.

 

O grupo apoia as atividades da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e a International Society of Physical Activity and Health (ISPAH).