Ciclofaixas de Curitiba

Ciclofaixas de Curitiba

O projeto “Ciclofaixas de Curitiba” tem como objetivo:

  1. Analisar o efeito da implantação de ciclofaixas no padrão de uso de bicicleta em Curitiba-Pr,
  2. Desenvolver um estudo com delineamento do tipo experimento natural, buscando compreender a partir de uma linha de base e sucessivas observações as mudanças de comportamento decorrentes destas modificações ambientais.
  3. Aumentar a colaboração e comunicação entre os pesquisadores da área e estimular a produção científica local;
  4. Apoiar os pesquisadores da área na publicação dessas informações;
  5. Comparar dados de países expostos a diferentes ambientes e culturas;
  6. Produzir evidências para compreender melhor o padrão de uso da bicicleta em Curitiba, podendo ser uma contribuição para os tomadores de decisões na elaboração de políticas públicas direcionadas a promoção do uso seguro da bicicleta na comunidade.

Este estudo está sendo realizado em Curitiba, capital do estado do Paraná, localizada na região sul do Brasil. Atualmente a cidade comporta aproximadamente 1.8 milhões de habitante. Este é um experimento natural, trata-se de um estudo observacional, utilizando-se de análise de filmagens contínuas em sete dias de uma semana normal. Três diferentes lugares da cidade foram escolhidos para este estudo, sendo dois lugares com projeto de modificação ambiental e um sem planejamento de qualquer alteração para o período do estudo. Ao total, cinco etapas foram previstas, sendo a primeira considerada a linha de base e mais quatro etapas de acompanhamento após a intervenção. Serão registrados, o local em que o ciclista transita, rota, sexo, faixa etária, se usa capacete e se pedala sozinho ou acompanhado. Também serão computados o fluxo de trânsito para analisar sua influência no uso da bicicleta nestes locais. Para a escolha dos locais, foi levado em consideração a distância entre os pontos da cidade, buscando garantir a não existência de sobreposição da medida, e também pela posição estratégica do monitoramento do trânsito, bem como, a disponibilidade destas informações para o estudo. A previsão é obter informações de 35 dias em cada local, totalizando 105 dias de coleta e 1260 horas de observação. Este estudo seguirá um protocolo de observação desenvolvido e validado para o estudo.

Período de realização: 2014-2017

Coordenação:

Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis

Prof. Me. Marilson Kienteka

Integrantes envolvidos:

Alexandre Stadnik Peixoto

Mariana Silva Reis

Natasha Antunes

Talita Chrystoval Truchym