No dia 08 de abril, foi realizado o Fórum de Acessibilidade do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) no auditório Bento Munhoz da Rocha, no Câmpus Curitiba da PUCPR, com objetivo de sensibilizar e motivar os poderes públicos sobre o entendimento e implantação de políticas de acessibilidade.

Foram apresentados os resultados parciais dos projetos Healthy Urban Living and Ageing in Place (HULAP) e Cidades Latino Americanas para um Envelhecimento Saudável. Os projetos, financiados pelo CNPQ, Fundação Araucária e Fundo Newton, e conduzidos pelo Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) e coordenados pelos professores Adriano Akira F. Hino (PPGTS) e Rodrigo Siqueira Reis (PPGTU), apontaram a importância do ambiente urbano na saúde de idosos.

O Projeto foi realizado por um grupo de pesquisadores da PUCPR, que está sendo replicado na Universidad de La Frontera, no Chile, e na Queen’s University de Belfast, na Irlanda do Norte. De acordo com o professor Hino, responsável pelo estudo, a acessibilidade não deve ser relacionada apenas à adaptação para Pessoas Com Deficiência (PCDs), mas também à mobilidade de idosos, que já somam 20 milhões no mundo.

Os resultados parciais encontrados revelam que idosos satisfeitos com atributos do bairro como boas calçadas, serviços oferecidos no bairro, trânsito regular, segurança, áreas e opções de lazer, possuem maior chance de caminhar e ter uma vida mais saudável e sociável. Os dados analisados até o momento indicam que características como presença e continuidade de calçadas, seu tipo, inclinação e irregularidades no piso são barreiras que dificultam ou impedem a caminhada dos idosos.

O CREA-PR apresentou durante o Fórum o Manual Prático de Acessibilidade o qual reúne informações técnicas, conceitos e aspectos legais no que diz respeito à acessibilidade.

Fontes: https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/22340
https://www.pucpr.br/noticias/pucpr/projetos-apontam-como-a-mobilidade-urbana-afeta-a-qualidade-de-vida-dos-idosos/