Histórico

O Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) iniciou suas atividades em 2005 quando foi cadastrado no Cnpq e certificado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Até então, funcionou como um grupo de estudos que se formou por ocasião do retorno dos professores Ciro Romelio Rodriguez Añez em 2003, que estava desenvolvendo trabalhos na área da aptidão física relacionada à saúde, e Rodrigo Siqueira Reis em 2005, que estava desenvolvendo trabalhos na área da epidemiologia da atividade física, comportamentos de risco relacionado à saúde e ambiente dos seus doutoramentos.

Em 2005 iniciaram-se os grandes projetos do grupo com as pesquisas: Percepção de Estresse e Saúde do Professor da PUCPR e Determinantes da Atividade Física e Obesidade em Escolares do Ensino Médio da Rede Pública de Curitiba. Desde então o grupo conta com a participação de alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica (PIBIC), mestrandos, doutorandos, mestres e doutores vinculados aos diversos projetos que o grupo desenvolve.

O grupo faz parte da Rede IPEN (International Physical Activity and the Environment Network Study) e do Projeto GUIA (Guide for Useful Interventions for Physical Activity in Brazil and Latin America) que são dois projetos multicêntricos de colaboração internacional. Atualmente participa do Healthy Urban living & Ageing in Place: Physical Activity, Built Environment & Knowledge Exchange in Brazilian Cities (HULAP). O HULAP é um projeto de pesquisa de três anos que tem por objetivo investigar o impacto do ambiente construído nos níveis de atividade física de idosos no Reino Unido e no Brasil. Reúne uma equipe internacional e multidisciplinar de pesquisadores da saúde pública, da geografia, do planejamento urbano, da gestão em pesquisas, assim como a participação dos atores que estão envolvidos e são importantes na promoção das agendas políticas no Brasil, no Reino Unido e no mundo. Ainda, os membros do grupo são sócios da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).